Comece pelo 
nosso blog.

Fique por dentro do que acontece 
no mundo da saúde 

Foto

Dr. Luiz Jorge Moreira Neto

Infectologista, Médico clínico geral

Email drluizjorgemoreira@gmail.com
Telefone (44) 3037-5520   (44) 3037-5021

19/11/2018

-

Nova vacina contra gripe, exclusiva para idosos, da Sanofi Pasteur recebe aprovação da Anvisa

Foto Notícia

Nova vacina contra gripe, exclusiva para idosos, da Sanofi Pasteur recebe aprovação da Anvisa

Imunizante com quatro vezes mais antígenos aumenta a proteção contra influenza em pessoas a partir de 65 anos

A Sanofi Pasteur acaba de receber a aprovação de registro da ANVISA de uma nova vacina contra gripe desenvolvida, exclusivamente, para os idosos. Nessa faixa etária, a vacina apresentou ser 24,2% mais eficaz na proteção contra a gripe comparada à vacina que combate a influenza trivalente, aprovada atualmente no Brasil.1,2

A vacina foi lançada nos Estados Unidos, em 2010, e desde então, mais de 67 milhões de idosos já foram protegidos. “O Brasil tem uma população idosa crescente e que precisa proteger-se contra a gripe. O cuidado com esse grupo, especialmente para influenza, é uma necessidade notada há algum tempo, e agora muitos poderão ser beneficiados com essa nova vacina”, pontua Hubert Guarino, diretor-geral da Sanofi Pasteur.

Adultos a partir de 65 anos são, particularmente, mais vulneráveis a complicações associadas ao vírus Influenza, isso significa que a resposta de anticorpos após o recebimento da vacina tradicional contra a gripe, nessa população, é mais baixa do que em adultos jovens². Porém, com a nova vacina a resposta imune fica mais efetiva. A vacina é trivalente e protege contra os vírus Influenza A H1N1, Influenza A H3N2, e um tipo de Influenza B, de acordo com a recomendação anual da Organização Mundial da Saúde (OMS)³.

A gripe pode acarretar em graves complicações nos idosos, por exemplo a pneumonia. Infecções causadas pelo vírus Influenza estão relacionadas a 6 das 10 principais causas de hospitalização dessa faixa etária4, e para aqueles com doenças crônicas, como diabetes, DPOC, asma ou problemas cardíacos, o risco é ainda maior5.

Além da vacinação do próprio idoso, para protegê-lo, também, é necessário vacinar as pessoas que estão ao seu redor. Quando vários indivíduos estão vacinados, ocorre o que chamamos de “proteção de rebanho”, ou seja, ao se proteger, também, há proteção daqueles que estão em seu convívio, pois assim a circulação do vírus é reduzida. Quanto mais pessoas forem vacinadas, menos o vírus Influenza será disseminado e mais pessoas dos grupos prioritários e de risco, esses que podem ser atingidos de maneira mais grave, como os idosos, estarão protegidos6.

 

DiazGranados CA, et al. Efficacy of High-Dose versus Standard-Dose Influenza Vaccine in Older AdultsN Engl J Med. 2014;371(7):635-645
DiazGranados CA, et al. Vaccine. 2015 Sep 11;33(38):4988-93. Prevention of serious events in adults 65 years of age or older: A comparison between high-dose and standard-dose inactivated influenza vaccines.
WHO. Influenza. Disponivel em: http://www.who.int/influenza/vaccines/virus/recommendations/consultation201809/en/. Acesso em 17Jul2018
Núcleo de Estudos em Saúde Pública e Envelhecimento da Fundação Oswaldo Cruz e da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte-MG, Resumo. Causas de internações hospitalares entre idosos brasileiros no ámbito do Sistema Único de Saúde. Disponível em http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-49742004000400005. Acesso em 31Jul2018
Ministério da Saúde. Informe Técnico da 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, pp.6. Disponível em http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2018/abril/18/Informe-Cp-Influenza—01-03- 2018-Word-final-28.03.18%20final.pdf. Acesso dem 31Jul2018
Ministério da Saúde. Vacinação contra gripe começa na próxima segunda-feira em todo o país. Disponível em http://portalms.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/43002-vacinacao-contra-gripe-comeca-na-proxima- segunda-feira-em-todo-o-pais. Acesso em 31Jul2018

12/07/2018

-

Sarampo – Estamos em risco? Como prevenir?

Foto Notícia

Sarampo – Estamos em risco? Como prevenir?

O surto de sarampo vem ocupando espaço no noticiário nos últimos dias, principalmente por esta doença ter sido erradicada do Brasil desde 2001 e agora ter retornado, em parte pela presença dos imigrantes venezuelanos. A maioria dos casos ocorrem na região norte mas já temos casos confirmados em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul.
Ultimamente as pessoas têm se descuidado e deixado de se vacinar contra o sarampo, sendo alvo fácil para o vírus.
Assista o vídeo para saber mais sobre a doença e se prevenir! Ficarei muito feliz se você puder compartilhá-lo. Se você tiver dúvidas ou sugestões coloque nos comentários que eu respondo!

Não esqueça de seguir meus canais nas outras mídias sociais:
Site: luizjorgemoreira.com.br
Youtube: youtube.com/luizjorgemn
Instagram: @infectologistaluizjorge
Twitter: Luizjorgeinfecto
#sarampo #infectologia #infectomaringá #cidadecanção #drluizjorgemoreira #amooquefaço

12/07/2018

-

Quanto tempo leva pro exame de HIV ficar positivo? O que é janela imunológica?

Foto Notícia

Quanto tempo leva pro exame de HIV ficar positivo? O que é janela imunológica?

Nesse vídeo eu tiro suas dúvidas sobre o exame de HIV. Essas dúvidas são muito frequentes e algumas pessoas ficam bastante ansiosas com receio de ter o vírus e este não ser detectado. Muitos acreditam que a janela imunológica, ou seja, o tempo que leva entre a relação sexual e o exame começar a ter resultado positivo, seja de 3 meses ou mesmo de 6 meses. Isso ocorre pois a detecção pelos métodos antigos era realmente mais demorada mas, atualmente, a janela é bem menor, dando resultados confiáveis em pouco tempo. Assista o vídeo e tire suas dúvidas! Aproveite para curtir o vídeo e compartilhar com seus amigos e parentes! Marque uma pessoa que pode te ajudar a disseminar uma informação de qualidade! E se tiver alguma dúvida pode perguntar que a gente responde o quanto antes. #infectologia #Aids #HIV #FiqueSabendo #DrLuizJorgeMoreira #InfectoMaringá#CidadeCanção

 

19/12/2017

-

Hepatite A – Um perigo no verão!!!

Foto Notícia

Hepatite A – Um perigo no verão!!!

Nesse verão fique atento – as doenças transmissíveis por água e alimentos podem atrapalhar suas férias. Basta ingerir um alimento contaminado pelo vírus da Hepatite A e a doença pode acontecer.

Sabia que a Hepatite A pode ser fatal, principalmente em adultos? Esta doença é prevenível por vacinação mas a maioria dos adultos não está imune. Previna-se: lave bem as mãos, consuma alimentos cozidos e de boa procedência e beba apenas água mineral engarrafada. Estas são medidas simples e eficazes.

#hepatiteA #laveasmãos #praia #férias #cuidadocomaalimentação #infectologia #infectomaringá #luizjorgemoreira #amooquefaço

28/11/2017

-

O papo hoje é sobre as infecções sexualmente transmissíveis!

Foto Notícia

O papo hoje é sobre as infecções sexualmente transmissíveis!

Você sabe se proteger contra essas doenças?
Tem filhos adolescentes e está com receio de que eles contraiam alguma infecção?
Assista o vídeo e confira as quatro dicas que eu tenho pra te dar sobre o assunto.
Se você gostou, curta e compartilhe o vídeo com seus parentes e amigos.

#ist #dst #aids #sífilis #hepatites #hpv #fiquesabendo
#infectologia #infectomaringá #cidadecanção #luizjorgemoreira

 

28/11/2017

-

Você sabe lavar as mãos?

Foto Notícia

Você sabe lavar as mãos?

05 de maio é o Dia Mundial da Higiene das Mãos. Essa medida é crucial para evitar o contágio por doenças como a gripe e as diarreias. Ela deve ser realizada várias vezes ao dia, principalmente antes das refeições ou após o contato com pessoas ou objetos como corrimãos e maçanetas. Costuma ser ensinada em casa e nas escolas, mas nem sempre é feita da forma correta. Neste vídeo ensino de maneira bastante simples os passos para a higiene das mãos com álcool gel ou água e sabonete. Mostre para os seus filhos e compartilhe com seus amigos e parentes! Dissemine informações de qualidade! Caso tenha alguma dúvida, ficarei feliz em respondê-la. Um forte abraço!

#infectomaringa #infectologista #luizjorgemoreira #maringa #cidadecancao

28/11/2017

-

HIV e AIDS – Saiba mais sobre formas de contágio, novo coquetel e muito mais!

Foto Notícia

HIV e AIDS – Saiba mais sobre formas de contágio, novo coquetel e muito mais!

Dia 1º de dezembro é o Dia Mundial do Combate a Aids e eu quis fazer esse vídeo pra chamar a atenção para esse problema de saúde tão importante.

Essa doença é causada pelo vírus HIV, sendo transmitida na maioria dos casos através de relações sexuais desprotegidas e os demais casos pelo contato com sangue contaminado (transfusões sanguíneas, uso de drogas injetáveis e acidentes perfurocortantes) e pela via vertical (da mãe contaminada para o filho).

O exame para o HIV pode ser feito em unidades básicas de saúde (teste rápido) ou em laboratórios. No caso do exame de quarta geração a janela imunológica é de 14 dias, mas para os dois métodos resultados totalmente negativos em 20 dias já tem um alto nível de confiabilidade. Para ter certeza absoluta, é indicado um novo exame após 6 meses.

Caso o resultado seja positivo o melhor é começar o tratamento o quanto antes. O novo esquema de tratamento preconizado pelo Ministério da Saúde utiliza 2 comprimidos ao dia e com poucos efeitos colaterais. Quer saber mais? Me siga em minhas redes sociais e pergunte!

#HIV #Aids #FiqueSabendo #infectologia #infectomaringa #drluizjorgemoreira #amooquefaço

 

29/06/2017

-

Cinco dicas para prevenir a gripe

Foto Notícia

Cinco dicas para prevenir a gripe

Nesse vídeo curtinho dou dicas pra você evitar essa doença. Aproveite e compartilhe! Assim você fica saudável e sua família e amigos também.

Já curtiu minha página do Facebook? Entre em facebook.com/luizjorgeinfecto , clique em curtir e fique sempre informado sobre as doenças infecciosas!

 

#luizjorgemoreira #infectologia #infectomaringá #cidadecançãoQue tal você aprender CINCO DICAS PARA PREVENIR A GRIPE?


 

22/06/2017

-

Participação em Congresso

Foto Notícia

Participação em Congresso

Não estou em Maringá por um bom motivo: participo, de 22 a 24/06, do 14o. Simpósio Brasileiro de Vacinas.

Este é o maior evento sobre vacinações do Brasil e discutiremos vários temas interessantes: novas indicações de vacinas em adultos, uso de esquemas alternativos, impacto da vacina contra dengue, vacinas pneumocócica e meningocócica, entre outros.

Em breve, estas novidades estarão à disposição também dos nossos pacientes.

Segunda-feira volto a atender no consultório. Até lá!

27/01/2017

-

Febre Amarela

Foto Notícia

Febre Amarela

 notícia de casos de febre amarela tem causado alvoroço na mídia e nas redes sociais.
Essa doença já esteve sob controle, mas será que estamos seguros?
Saiba mais sobre a febre amarela assistindo ao vídeo.
Compartilhe este e outros vídeos da página em suas redes sociais! notícia de casos de febre amarela tem causado alvoroço na mídia e nas redes sociais.
Essa doença já esteve sob controle, mas será que estamos seguros?
Saiba mais sobre a febre amarela assistindo ao vídeo.

Compartilhe este e outros vídeos da página em suas redes sociais!

Copyright 2018 - Dr.Luiz Jorge Moreira Neto Infectologista. Todos os direitos reservados.

(44) 3037-5520     (44) 3037-5021